Hoje o post no blog vai tratar sobre saúde. Muitas pessoas escrevem em suas metas do ano as frases "vou ser mais saudável", "agora eu vou ser fitness", "vou fazer academia", e nem todas conseguem dar o primeiro passo, ou até dão, mas não se mantém ativas aos seus objetivos.
Muitas são as justificativas do por quê não terem uma vida de exercícios regular ou de optarem por hábitos como priorizar fast foods em vez de uma refeição com base nos alimentos nutritivos. É por isso que hoje eu vou dar dicas mais acessíveis, porque certamente o hábito de ser mais saudável não se resume a se matricular numa academia com os melhores equipamentos ou simplesmente ter muito dinheiro, nem ter o máximo de horas disponíveis para a prática de exercícios.
Mas finalmente, o que você pode acrescentar no seu dia a dia para ter mais saúde então? Será que existem hábitos que eu posso incluir na minha rotina de casa ou até mesmo dentro do meu trabalho? Vamos às dicas:
1. Caminhar mais
Você sabia que o número de passos que você realiza ao longo do dia pode ser um indicador do quanto sedentário ou ativo fisicamente você é? Você pode incluir a caminhada como atividade física, à medida que o seu corpo vai ser estimulado a um maior dispêndio de energia do que você já estava habituado. Vale optar por não usar o carro ou ônibus comum, e aproveitar para olhar à vista e outros detalhes que só o ato de caminhar te permite ao ter mais contato com o ambiente em volta! Subir mais escadas ao invés de usar elevadores e andar de bicicleta também são ótimas opções, onde você pode trabalhar os músculos da coxa e desenvolvê-los mais. Quem sabe, você pode evoluir a atividade física para um exercício físico propriamente dito, sistematizado, e avançar para a prática de corridas, aumentando seu condicionamento aeróbio!
2. Beber água
Já bebeu água hoje? Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água, então já dá pra ter uma ideia do quanto ela é importante, afinal, bioquimicamente e fisiologicamente ela desempenha inúmeras funções. Nós temos uma necessidade de consumir água para realizarmos nossas funções vitais, incluindo a absorção e excreção de nutrientes e o controle de temperatura corporal. A quantidade de água que deve ser consumida durante o dia varia individualmente, e depende de fatores como nível de prática de exercícios e outras necessidades. Se você tem dificuldade em lembrar de tomar água, o aplicativo gratuito para Android e iOS Beba água pode te ajudar.
3. Fazer Fitdance
O Fitdance é uma empresa que tem um canal no Youtube com a intenção de promover alegria e diversão através da dança. No canal principal, onde as músicas exploradas são as de ritmos brasileiros, você pode aprender a dançar funk, forró, axé, e diversos outros ritmos, agitados em sua maioria, o que vai te ajudar no processo de desenvolvimento da aptidão aeróbia, tonificação de músculos, e consequentemente emagrecimento, se bem sistematizado com as suas dietas e nível de atividade física. Para ter acesso às coreografias do Fitdance é só clicar aqui. Além disso, você pode praticar aulas regulares de Fitdance em academias com instrutores licenciados, e também participar dos eventos estilo "aulões" que a Fitdance realiza em diversas cidades do país.
4. Comer menos industrializados
Está tudo bem em gostar de Coca-cola, batata frita, hambúrguer, eu mesma amo! Só que esses alimentos que eu gosto de chamar de "recreativos" não podem nunca ser a base da nossa alimentação, ou seja, os alimentos que compõem a maior parte das nossas refeições diárias. Nosso corpo precisa de vitaminas, minerais, fibras, fontes de carboidrato e gordura saudáveis, de proteínas, e outros componentes fundamentais para nosso metabolismo e manutenção do nosso corpo, que são encontrados em fontes como frutas e alimentos que não passam por nenhum processo industrial. É importante salientar que os alimentos industrializados perdem parte dos nutrientes das fontes originais nos processos de preparo dos mesmos, fora a adição de substâncias que comprovadamente são nocivas ao nosso corpo quando alcançam uma quantidade de consumo não ideal.
5. Dormir bem
Você quer ter mais disposição? Quer ter menos stress? Quer que o seu corpo se recupere bem? Então respeite a hora do sono. Existe a recomendação de dormir no mínimo cerca de 8 horas seguidas, mas esse valor pode variar de acordo com pessoa. A hora do sono é fundamental para o nosso organismo, incluindo a restauração dos nossos tecidos corporais, e até mesmo da consolidação das memórias! Sempre tenha um horário para dormir e acordar, esse momento é sagrado, e você não pode descartá-lo se realmente quer ser uma pessoa mais saudável.
Interessante né?
Ficou curioso para ler as outas 5 dicas?
Confira o restante das dicas clicando aqui e você vai ler a parte 2 desse post no blog da Pia Manfroni, que fez essa parceria com o blog através de um projeto do grupo de interação para blogueiros United Blogs.
Espero que gostem das dicas, e vamos manter o foco! o/
Juliana, adorei nossa Colab. E foco nos nosso hábitos saudáveis. É sempre bom ver o exemplo de outra pessoa, funciona como incentivo. Obrigada, sou blogueira iniciante e colabor, formar parceria é sempre estimulante.
ResponderExcluirEu que agradeço Pia, foi um prazer <3
ExcluirEu adorei muito essas dicas e preciso urgentemente segui-las porque além de estética eu estou muito preocupada com minha saúde. Inclusive não tinha tomado nada de água hoje mas vou fazer isso agorinha
ResponderExcluirCarol Justo | Pink is not Rose
Isso aí Carol, vai muuuito além de estética. Desejo sucesso, viu! Obrigada por comentar <3
ExcluirJu, arrasou nas dicas! Fiquei feliz em ver você participando do desafio, não deixa de comentar nas minhas publicações não, viu? Hehehe
ResponderExcluirPode deixar Vitória! Beijão <3
Excluir